quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PROJETO MENINO NA QUADRA LONGE DA RUA



Este projeto tem como fins resgatar os jovens da criminalidade das drogas e mostrar esses jovens que o esporte é uma porta aberta para o mundo!Trazendo os meninos para dentro das quadras evitamos que fiquem nas esquinas das comunidades fumando crack ou maconha, e realizando atos de violência oque é muito comum nos dias de hoje principalmente nas periferias onde a situaão de vida é muito sofrida e as oportunidades são poucas para os jovens .
Diferente de outros projetos esse é um projeto que trabalha diretamente com o basketball e a cultura hip-hop além disso ele tem um didática diferente que trabalha com um numero x de jovens e num período determinado, para poder assim levar a todos os bairros e cidades aonde as portas estiverem abertas!
Os jovens terão um acompanhamento em casa junto com o desempenho escolar e comportamento no colégio.
O basket e um esporte de auto disciplina e onde se tem um respeito supremo com seu treinador como não se tem em nenhum esporte.A cultura hip-hop desenvolve coordenação motora, atividades em grupo, incentivo a auto-estima do povo negro e conhecimento da cultura afro-brasileira;desenvolvimento das práticas esportivas e culturais nas comunidades.


O principal objetivo é levar o projeto ate os bairros de periferia e realizar fazer oficinas de basketball com crianças e adultos,meninos e meninas.
Unir o basketball com a cultura hip hop e assim fortificar o nosso movimento com os 4 elementos.Realizar atividades a interativas e integração de jovens de bairros diversos.
Organizar um calendário dentro da cidade etinerante para que todos sejam contemplados com as oficinas de basketball.


Exemplo:uma amostra de grafitti ,B.boy , basketball ,rap e performaces de dj's.As atividades nas escolas são acompanhadas de uma palestra educativa a respeito do esporte e do movimento hip-hop .


Marcelo Azuaga fundador desse, projeto era apenas mais um menino de periferia que não sabia se chagaria aos 21 anos.Então um belo dia ele conheceu um projeto em São Paulo na periferia de Itaquera ele tinha 9 anos de idade,ali foi seu primero contato com uma bola de basketball Como o Próprio Marcelo diz : Com o passar do tempo comecei a ver ali uma luz, ganhei bolça em escolas particulares ate chegar em times profissionais.Eu consegui chegar a seleção brasileira sub 17 de basketball mas por motivos físicos tive que parar profissionalmente.Então eu vejo para os jovens saída assim como foi pa mim .
Tenho amigos voluntários no projeto, que estão dispostos também a ajudar.
E vejo na minha experiencia na minha historia e tragetoria espelho e inspiração pa realizar novos sonhos.assim como um dia eu tinha o sonho de jogar profissionalmente ver outros sonhos mais se realizar.

Para realizar esse projeto estamos buscando parceiros que também encontram como alternativa na luta contra a violência e drogadição dos jovens, o apoio a projetos esportivos e culturais, conscientes de que esse papel também é responsabilidade da sociedade como um todo. Esse tipo de metodologia trabalha com ação voluntária, educação para a paz , co-autoria dos jovens, trabalho em grupo, e mais cria condições para a reflexão e desenvolvimento de habilidades e competências,
qualificando e fortalecendo a ação juvenil na sociedade.

mais informaçoes:











Um comentário:

  1. Projeto muito bem elaborado e desenvolvido e o melhor de tudo, um bem ligado a cultura tirando os jovens das ruaS. PARABENS! MARCELO :)

    ResponderExcluir